segunda-feira, 25 de maio de 2015

Por que existe o "lado virado para cima" da pipoca de Micro-ondas?

Quando você pensa em comprar milho para pipoca no supermercado já deve ter reparado que o saquinho especial para microondas custa cerca de quatro vezes mais que a versão tradicional – geralmente acondicionada num invólucro plástico. Mas o que será que essa pipoca tem de tão especial? Seriam espécies transgênicas? Nanotecnologia?
Nada disso!
O conteúdo de ambos produtos, em quantidades variadas, é exatamente o mesmo milho para pipoca. O custo extra deve-se apenas à praticidade proporcionada pela embalagem, feita com um pequeno truque tecnológico para a pipoca estourar adequadamente no micro-ondas.
Como os grãos de milho crus sofrem ação da gravidade e se espalham na base da embalagem, um dos lados do saquinho é especialmente designado para ficar virado para baixo no forno, pois possui um reforço de uma camada especial, feita de poliéster metalizado.
A película serve para concentrar as ondas de calor emitidas pelo forno micro-ondas na base do recipiente de papel, onde o milho fica concentrado.
Mas, e se estivermos distraídos (ou formos “rebeldes”) e colocarmos o pacote virado do lado errado? Risco de explosão?
Nada disso! (de novo)
Na pior das hipóteses o que vai acontecer é que muitos dos grãos podem não estourar, já que a concentração do aquecimento não foi devidamente posicionada. E se você deixar por mais tempo, é possível que as primeiras pipocas fiquem completamente torradas com aquele gosto terrível de queimado.
Portanto, para obter um melhor aproveitamento do seu saquinho de pipoca, é bom respeitar o aviso de “este lado para cima”.

Texto retirado do site Manual do mundo, acesse já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário