sábado, 30 de agosto de 2014

Top 8 idiomas em extinção no mundo

Segundo especialistas em idiomas, algumas línguas devem desaparecer completamente nas próximas décadas, pois esses são  atualmente falados por um número muito pequeno de pessoas e não são passados para as novas gerações. Confira:

1. Crenaque


A língua teve origem no Brasil, em Minas Gerais. É um idioma falado pelo povo crenaque, que vive nas margens do Rio Doce. Atualmente existem 150 índios na tribo, mas apenas 10 deles dominam completamente a língua nativa.

2. Kawaiisu


Teve origem em tribos indígenas que vivam nos Estados Unidos, na Serra de Tehachapi, próximo a Los Angeles. Hoje é falado fluentemente apenas por 5 pessoas no total.

3. Ata


Idioma indígena adotado por um povo da região da ilha de Luzon. Hoje, apenas a população da região da Ilha de Negros – Filipinas, falam a língua.

4. Tehuelche


A língua foi originada há mais de 14 mil anos por um povo que habitava na Argentina, região da Patagônia. Atualmente é falado fluentemente por 4 pessoas da Argentina.

5. Kanakanabu


Língua que foi substituída pelo mandarim teve origem em Taiwan. Hoje somente 6 pessoas de 63 a 81 anos de idade tem conhecimento total do idioma.

6. Poyanawa


Idioma falado por apenas 2 pessoas no Acre, Brasil. É uma língua da família Panoan, falado por índios brasileiros.

7. Kusunda


Com sério risco de extinção, é falado por apenas duas pessoas no Oeste do Nepal.

8. Yagan


A língua menos falada do mundo era um idioma indígena dos antigos povos de Tierra Del Fuego. Hoje apenas uma pessoa residente na Ilha Navarino, Chile é capaz de falar o idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário